O conceito de escola-parque, o mesmo desenvolvido pela dupla de arquitetos Bross e Leitner nas cidades universitárias da USP e da UNICAMP, distribui os prédios entre os jardins do terreno de 152.011 m2, de forma a separar apropriadamente cada nível de ensino do Campus Valinhos e, ao mesmo tempo, favorecer a integração nas áreas sociais.
As amplas salas de aula do Colégio são pensadas nos mínimos detalhes para favorecer a aprendizagem em todos os níveis de ensino. As turmas do Infantil 5 e do 1º ano do Ensino Fundamental ainda contam com varandas, como ocorre no Portinho. As demais mantêm excelente ventilação, iluminação eficiente e acesso à internet.
Na passagem do Fundamental I para o Fundamental II, os alunos podem guardar o material escolar em armários individuais, localizados fora da sala de aula, aliviando o peso das mochilas.
Alunos do Fundamental I e II trabalham diferentes linguagens artísticas. Antes de partir para a criação, nas salas de Artes, refletem sobre as propostas com base em pesquisas em jornais e apresentações de slides ou vídeos. Aos poucos, além de conhecer os diferentes movimentos e técnicas, tornam-se mais concentrados, organizados e cooperativos.
O caminho para a compreensão e utilização da linguagem musical nas aulas de Música começa na percepção. Aos poucos, as crianças podem identificar os diferentes sons e estilos, de modo que a vontade de pesquisar mais sobre o tema cresce. Ao final do Fundamental I, os alunos já são capazes de ouvir e respeitar não apenas os sons, mas também eles mesmos e os outros.
O Colégio dispõe de laboratórios de Informática com mais de 100 computadores e laboratórios móveis de iPads (60 iPads por Campus), conectados à internet e à disposição de nossos alunos para a realização de pesquisas, projetos interdisciplinares e trabalhos escolares.
Nos laboratórios de Ciências do Fundamental II e nos laboratórios de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, alunos testam hipóteses, constroem modelos e observam fenômenos e elementos vistos em sala de aula, fortalecendo conceitos.
Ao entrar no Campus ou dele sair, os alunos deparam-se com a ampla biblioteca e podem conferir as últimas aquisições. Do acervo total de mais de 42 mil volumes, há 15 mil obras em alemão, inglês e espanhol, idiomas que fazem parte da grade curricular obrigatória e dos cursos extracurriculares do Colégio. Muitas são lidas e relidas ali mesmo, em uma das mesinhas redondas ou no agradável colchão com almofadas.
Logo na entrada do Campus, é possível ver a sua privilegiada área de Educação Física. O Colégio possui campo de futebol, pista de atletismo oficial, arquibancadas, duas piscinas aquecidas, três quadras poliesportivas, dois minicampos, um ginásio de esporte e um salão de ginástica olímpica.
A academia é uma das opções que garantem a adesão às aulas de Educação Física do Ensino Médio. Os instrutores especializados trabalham a autonomia dos alunos de forma integrada à formação proposta pelo Colégio, controlando a presença de inscritos, o vestuário adequado para a prática esportiva e a carga apropriada para a faixa etária. Do ambiente envidraçado com ar-condicionado e equipamentos modernos, avista-se o campo e a área de esporte.
Rodeados pelos prédios de tijolos, os brinquedos de madeira tratada dos nossos parques não apenas estão inseridos no conceito de sustentabilidade do Campus, mas também aliam o conforto à resistência. A casinha do Tarzan, com ponte pênsil, e o tobogã fazem a alegria dos alunos de 6 a 8 anos. A área destinada ao Fundamental I dispõe, ainda, de um muro para escalada com angulação adequada à faixa etária, brinquedos de equilíbrio e campinho de futebol. Já os jogos de tabuleiros dispostos nas mesas ajudam no aprendizado dos alunos do Fundamental II.
Na área de aproximadamente 27 mil m2 ocupada pelo bosque, os alunos têm a oportunidade de observar alguns exemplares de espécies nativas brasileiras como Jacarandá Bico de Pato e Aroeira branca.
Árvores de frutos como amora, limão, laranja, mamão e araçá são acessíveis pela trilha em concreto que permeia o gramado até o pomar.
A visita às aves, roedores e mamíferos de pequeno porte do Sítio do Visconde torna-se cotidiana para os alunos de Fundamental I e Portinho. A partir das atividades preparadas pelas professoras, aprende-se de informações sobre hábitos alimentares a Matemática.
Nos foyers localizados em frente à entrada superior e inferior do auditório de 600 lugares, o público que chega para apresentações, como a da orquestra do Colégio, confere exposições de alunos e artistas da comunidade externa. Anfiteatro e salas de música, artes e vídeo oferecem infraestrutura para diferentes manifestações artísticas.
O restaurante e as lanchonetes de serviço terceirizado têm supervisão de equipe de nutricionistas atentos na montagem de refeições balanceadas e atraentes. O rígido controle de qualidade garante segurança alimentar, alimentos frescos e a seleção apenas de itens saudáveis para a escolha dos estudantes.
Médicos e enfermeiros permanecem durante todo o horário escolar na enfermaria do Campus para eventuais atendimentos. Em conjunto com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), mantêm a família informada de todos os eventos que envolvem a saúde dos alunos.
Os estacionamentos, acessados pela portaria da Rodovia Visconde de Porto Seguro, circundam estrategicamente as edificações do Campus com o objetivo de garantir a segurança interna.