Filosofia Educacional

Filosofia Educacional

Fundado no século XIX (1878) como Deutsche Schule, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma escola com 140 anos, privada e mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui três Câmpus com 9.000 alunos (Campus Morumbi, Campus Panamby e Campus Valinhos). É uma das 142 escolas alemãs no exterior considerada de excelência pelo governo alemão. O Colégio também é certificado pelo Programa das Escolas Associadas da UNESCO, pela Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista, que o capacita a preparar professores para o trabalho de educação para ciência com crianças de 3 a 6 anos, e pela Apple Distinguished School.

 

Seu projeto pedagógico é atualizado constantemente para atender às demandas do século XXI – era da interculturalidade, das conexões, do conhecimento, da tecnologia abrangente, das complexidades em um tempo veloz, e dos desafios de criar uma visão de mundo compatível com o necessário entendimento global e com a sustentabilidade do planeta.

 

Contribuir para o desenvolvimento de múltiplos talentos a serviço de uma cidadania universal e conectada, bem como em prol de um mundo próspero e melhor para todos, é a sua maior missão.

 

O desenvolvimento intelectual, emocional e social proporcionado pelo Colégio prepara os alunos para o sucesso na vida acadêmica, pessoal e profissional, com acesso a universidades brasileiras e internacionais de referência, ofertando, inclusive, certificações de proficiência em três idiomas (alemão, inglês e espanhol).

 

Essa formação integrada desenvolve grandes competências: expressão e comunicação em diferentes linguagens, raciocínio lógico para resolução de problemas, letramento digital, compreensão dos fenômenos naturais e da diversidade sociocultural, capacitação para o pensamento autônomo e proposição de novas ideias para o mundo.

 

No Colégio Visconde de Porto Seguro, o aluno conquista dois históricos educacionais: o histórico do curso de formação regular e o histórico de formação complementar, com as diversas certificações que ele adquire ao longo de sua escolaridade nas áreas de idiomas, esportes, tecnologia e cultura, bem como a experiência em intercâmbios, a participação em projetos sociais e também vivências em universidades e empresas renomadas do Brasil e do mundo.

 

Inovando constantemente, o Colégio oferece aos alunos uma estrutura excepcional, afinal são mais de 350.000 m2 de área, variados espaços de aprendizagem e inúmeros recursos tecnológicos. O corpo docente, composto de professores brasileiros e alemães, é multiqualificado (mais de 60 mestres e doutores) e preparado para atender às demandas que os novos cenários sociais e profissionais exigem. Aqui, primamos pela formação intelectual e humana de excelência.

 

Estamos construindo uma experiência de aprendizado por meio de múltiplas perspectivas. Um ambiente propício para o surgimento de um conjunto de competências que nós chamamos de EfeitoPorto, o nome do que provocamos em nossos alunos e que favorece o desenvolvimento de seus múltiplos talentos, com sentido, com propósito. O EfeitoPorto desenvolve pessoas que podem afetar positivamente a vida de milhões de outras pessoas, como líderes do futuro.