Em 22 de setembro de 1878, o cônsul honorário da Alemanha, Bernhard Staudigel, e um grupo de compatriotas fundaram a Sociedade Mantenedora da Escola Alemã. Superadas as dificuldades iniciais, a Deutsche Schule, instalada em um prédio alugado, na Rua Florêncio de Abreu, no Centro de São Paulo, abriu suas portas a 52 alunos em 7 de janeiro de 1879.
De acordo com documentos históricos, o objetivo da Escola era proporcionar aos filhos dos imigrantes alemães uma “educação que os habilitasse a se expressar na língua de seus pais e que cultivasse a história e geografia da pátria brasileira”. O desenvolvimento da Instituição motivou a visita de Dom Pedro II, em 18 de setembro de 1886.
Em razão do crescimento gradativo, o Colégio instalou-se em mais dois locais: um na Consolação e outro na Barra Funda. Em 1910, foi criado um fundo para a construção do primeiro prédio, na Rua Olinda, atual Praça Roosevelt, inaugurado em 1913.
Contudo, anos depois, as dificuldades da Segunda Guerra Mundial exigiram mudanças na Escola. O ensino em alemão precisou ser abandonado. O nome da Instituição foi alterado, primeiramente, para Ginásio Brasileiro Alemão e, mais tarde, para Colégio Visconde de Porto Seguro. Voltou a desenvolver-se a partir de 1950 e, em 1955, a sociedade mantenedora passou à forma jurídica de Fundação. Confira quando foram inaugurados os Câmpus que hoje formam o Porto Seguro.
Em 18 de outubro de 1974, a antiga sede que funcionava no Centro de São Paulo foi transferida para um prédio construído em terreno com Mata Atlântica nativa. O projeto pensado para atender nossas necessidades pedagógicas trazia, também, progresso às instalações do novo Campus Morumbi.
Construída próxima a importantes vias de acesso intermunicipais, em 1983, o Campus Valinhos tornou-se referência de ensino para mais de vinte cidades do noroeste de São Paulo. Em 1997, passou a oferecer o Curso Técnico de Gestão em Comércio Exterior, como opção para os alunos do Ensino Médio.
O Campus Panamby foi inaugurado em 1997 para, na época, absorver a demanda por vagas que o Campus Morumbi, localizada a 4 km, não conseguia mais atender. Três anos depois, com o Curso Técnico de Gestão em Comércio Exterior implementado e todas as dependências prontas, já recebia mais de 2.000 alunos.
O mais novo Campus do Colégio Visconde de Porto Seguro foi o primeiro a receber um novo conceito em Educação Infantil: o Portinho Panamby, em 2002. Mais do que planejamento específico e profissionais habilitados, as crianças com idade pré-escolar passavam a ter um prédio idealizado para elas.
Em 2006, o Campus Morumbi também inaugurava seu Portinho, com instalações adaptadas para as crianças e acesso exclusivo para embarque e desembarque.
A partir de 2010, moradores de cidades próximas a Campinas passaram a ter um novo espaço para que seus filhos de até 5 anos pudessem aprender brincando com conforto e segurança: o Portinho Valinhos.
Em 2010, o Colégio iniciou as atividades na Escola da Comunidade Vila Andrade, com o objetivo de ampliar o atendimento às crianças provenientes de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Quase 600 novos alunos passaram a frequentar os turnos matutino e vespertino.