Idiomas

Idiomas

Porto oferece certificações do governo alemão, da Universidade de Cambridge e do governo espanhol

 

 

Um dos maiores compromissos do Porto é oferecer aos alunos a proficiência nos idiomas de alemão, inglês e espanhol, em aulas que enfatizam a aprendizagem escrita e oral. O interesse por universidades estrangeiras cresce a cada ano, e a formação plurilinguística consistente oferecida no Colégio é um passaporte para que os alunos possam vivenciar experiências acadêmicas e culturais que os colocarão em posição de vantagem num mundo competitivo e globalizado.

 

No Porto, o ensino de idiomas é iniciado a partir dos 3 anos de idade e, além de oferecer os cursos do Deutsches Sprachdiplom (alemão), de Cambridge (inglês) e do DELE (espanhol), o colégio atua como centro aplicador desses exames. Com os certificados de fluência, os estudantes têm as portas abertas para ingressar nas melhores universidades do exterior.

 

Alemão

 

O Deutsches Sprachdiplom (DSD) é o diploma de proficiência na língua alemã emitido pela Conferência dos Ministros de Educação e Cultura da Alemanha. Ele atesta a fluência no idioma e propicia facilidade de acesso às universidades do país. Também costuma ser exigido – ou tido como um diferencial – na admissão em programas governamentais de estudos no exterior. Já o Vordiplom (A1) é o nível mais básico e preparatório para o DSD I. Os exames são aplicados pelos professores do Porto Seguro e seguem para a Alemanha, onde são corrigidos.

 

A partir da 3ª série do Ensino Médio, os alunos do Currículo Bilíngue começam a ter conteúdo do Abitur, curso preparatório para universidades alemãs, cujo diploma de conclusão também dá acesso a universidades de todos os países da União Europeia e de outras regiões do mundo, inclusive como créditos para universidades americanas. Assim, os formandos adquirem o diploma na 3ª série e seguem por mais um ano de Abitur (a chamada 4ª série). O Diploma Internacional Abitur tem validade vitalícia, podendo servir no processo de seleção para todas as carreiras.

 

A partir de 2016, renomadas instituições começaram a aceitar o Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Atualmente, o diploma é aceito em universidades como a FGV (Fundação Getulio Vargas), a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a Faculdade FIA de Administração e Negócios, a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), o Centro Universitário Belas Artes, o Ibmec (RJ, SP, DF e MG), o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden (Campinas/SP) e outras faculdades da Wyden Educacional no Norte e Nordeste, e a UNIFAE (São João da Boa Vista/SP), que passaram a aceitar o Diploma Internacional Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Com isso, os candidatos que conquistaram o Abitur são selecionados sem a necessidade de prestarem o vestibular.

 

Outra importante parceria internacional é o Studienkolleg das universidades de Berlim, Hamburgo, Munique, Mainz, Frankfurt, Darmstadt, Mittelhessen/Marburg, Karlsruhe, Sachsen-Anhalt, Bochum, Thüringen e Hannover. Trata-se de um curso preparatório de 12 meses para alunos estrangeiros estudarem nas universidades alemãs. Ao inscrever-se para o Studienkolleg, o aluno opta por uma das seguintes áreas: M-Kurs (medicina, biologia e farmácia), T-Kurs (matemática, ciências naturais e áreas técnicas), W-Kurs (economia e ciências sociais), G-Kurs (humanas e de estudo da língua alemã) e S-Kurs (estudos de línguas).

 

Inglês

 

No Porto, o inglês começa a ser lecionado no Infantil 5, e os exames de Cambridge English são aplicados a partir do 4º ano. O Porto Seguro é centro preparatório de exames de Cambridge English há mais de 25 anos e, desde 2012, tornou-se Centro Autorizado para a aplicação desses exames. Isso significa que as provas são aplicadas internamente no Colégio e seguem diretamente para correção na Inglaterra. São anos de tradição na preparação de alunos para os exames internacionais da referida universidade.

 

Inglês para os pequenos (Red Balloon): O ensino de inglês a partir do Infantil 3 é ministrado em conjunto com uma das mais renomadas escolas de línguas do Brasil, a Red Balloon, disponível no Período Integral e Semi-Integral. Eles aprendem inglês em aulas lúdicas, assistem a vídeos e ouvem músicas relacionadas ao tema do dia. São duas professoras com cada turma.

 

Espanhol

 

Desde 2003, o Porto aplica provas para o certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), que são distribuídas pelo Instituto Cervantes, aplicadas no colégio por professores convocados pelo Instituto e corrigidas pela Universidade de Salamanca. O certificado abre portas para as faculdades espanholas e outras na Europa. Outro diferencial é que, desde o início das aulas de espanhol, no Fundamental II, os alunos já são convidados a realizar provas para obter o seu primeiro certificado DELE, nível A1. No 9º ano, dividem-se os grupos por nível de proficiência e os focos são as provas A2 e B1.