ÁREA EXCLUSIVA





Recuperação de senha.

Idiomas

Idiomas

Porto oferece certificações do governo alemão, da Universidade de Cambridge e do governo espanhol

 

 

Um dos maiores compromissos do Porto é oferecer aos alunos a proficiência nos idiomas de alemão, inglês e espanhol, em aulas que enfatizam a aprendizagem escrita e oral. O interesse por universidades estrangeiras cresce a cada ano, e a formação plurilinguística consistente oferecida no Colégio é um passaporte para que os alunos possam vivenciar experiências acadêmicas e culturais que os colocarão em posição de vantagem num mundo competitivo e globalizado.

 

No Porto, o ensino de idiomas é iniciado a partir dos 3 anos de idade e, além de oferecer os cursos do Deutsches Sprachdiplom (alemão), de Cambridge (inglês) e do DELE (espanhol), o colégio atua como centro aplicador desses exames. Com os certificados de fluência, os estudantes têm as portas abertas para ingressar nas melhores universidades do exterior.

 

Alemão

 

O Deutsches Sprachdiplom (DSD) é o diploma de proficiência na língua alemã emitido pela Conferência dos Ministros de Educação e Cultura da Alemanha. Ele atesta a fluência no idioma e propicia facilidade de acesso às universidades do país. Também costuma ser exigido – ou tido como um diferencial – na admissão em programas governamentais de estudos no exterior. Já o Vordiplom (A1) é o nível mais básico e preparatório para o DSD I. Os exames são aplicados pelos professores do Porto Seguro e seguem para a Alemanha, onde são corrigidos.

 

A partir da 3ª série do Ensino Médio, os alunos do Currículo Bilíngue começam a ter conteúdo do Abitur, curso preparatório para universidades alemãs, cujo diploma de conclusão também dá acesso a universidades de todos os países da União Europeia e de outras regiões do mundo, inclusive como créditos para universidades americanas. Assim, os formandos adquirem o diploma na 3ª série e seguem por mais um ano de Abitur (a chamada 4ª série). O Diploma Internacional Abitur tem validade vitalícia, podendo servir no processo de seleção para todas as carreiras.

 

A partir de 2016, renomadas instituições começaram a aceitar o Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Atualmente, o diploma é aceito em universidades como a FGV (Fundação Getulio Vargas), a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a Faculdade FIA de Administração e Negócios, a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), o Centro Universitário Belas Artes, o Ibmec (RJ, SP, DF e MG), o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden (Campinas/SP) e outras faculdades da Wyden Educacional no Norte e Nordeste, e a UNIFAE (São João da Boa Vista/SP), que passaram a aceitar o Diploma Internacional Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Com isso, os candidatos que conquistaram o Abitur são selecionados sem a necessidade de prestarem o vestibular.

 

Outra importante parceria internacional é o Studienkolleg das universidades de Berlim, Hamburgo, Munique, Mainz, Frankfurt, Darmstadt, Mittelhessen/Marburg, Karlsruhe, Sachsen-Anhalt, Bochum, Thüringen e Hannover. Trata-se de um curso preparatório de 12 meses para alunos estrangeiros estudarem nas universidades alemãs. Ao inscrever-se para o Studienkolleg, o aluno opta por uma das seguintes áreas: M-Kurs (medicina, biologia e farmácia), T-Kurs (matemática, ciências naturais e áreas técnicas), W-Kurs (economia e ciências sociais), G-Kurs (humanas e de estudo da língua alemã) e S-Kurs (estudos de línguas).

 

Inglês

 

No Porto, o inglês começa a ser lecionado no Infantil 5, e os exames de Cambridge English são aplicados a partir do 4º ano. O Porto Seguro é centro preparatório de exames de Cambridge English há mais de 25 anos e, desde 2012, tornou-se Centro Autorizado para a aplicação desses exames. Isso significa que as provas são aplicadas internamente no Colégio e seguem diretamente para correção na Inglaterra. São anos de tradição na preparação de alunos para os exames internacionais da referida universidade.

 

PORTO +IDIOMAS

Com o objetivo de ampliar as vivências interculturais e o aprendizado dos idiomas alemão ou inglês, o Colégio Visconde de Porto Seguro oferece o Programa +Idiomas para os alunos do Infantil 5 e Fundamental I (1º ao 5º ano). Esse curso intensivo de Formação Complementar consiste em 10 aulas semanais disponibilizadas, opcionalmente, fora do Período Regular de aulas. Muito mais do que aprender um idioma, os alunos vivenciam novas experiências por meio de abordagens interativas com professores do Colégio.

 

INGLÊS (PEARSON)

• IMERSÃO COM 10 AULAS SEMANAIS

• MATERIAL INCLUSO

• UNDERSTANDING BY DESIGN E BIG QUESTIONS:

DESENVOLVE A VISÃO DE MUNDO, FORMANDO CIDADÃOS

CONSCIENTES E INOVADORES.

• CLIL (CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING):

ABORDAGEM RÁPIDA, INTERATIVA E EFICIENTE, INTEGRANDO DIVERSAS ÁREAS.

• CULTURA MAKER COM PROJETOS STEAM

 

 

 

Espanhol

 

Desde 2003, o Porto aplica provas para o certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), que são distribuídas pelo Instituto Cervantes, aplicadas no colégio por professores convocados pelo Instituto e corrigidas pela Universidade de Salamanca. O certificado abre portas para as faculdades espanholas e outras na Europa. Outro diferencial é que, desde o início das aulas de espanhol, no Fundamental II, os alunos já são convidados a realizar provas para obter o seu primeiro certificado DELE, nível A1. No 9º ano, dividem-se os grupos por nível de proficiência e os focos são as provas A2 e B1.