INSTITUCIONAL

Porto é UNESCO!

Colégio recebe o certificado oficial do Programa de Escolas Associadas à UNESCO

 

                                        

 

Agora é oficial. O Colégio Visconde de Porto Seguro recebeu, na quinta-feira (1º/10), o certificado do Programa de Escolas Associadas à UNESCO.  Na presença da Coordenadora Nacional do PEA-UNESCO, Myriam Tricate, da Diretora Geral Pedagógica, Silmara Casadei, da Diretora Geral Educacional, Celina Cattini, e do Diretor Geral Executivo do colégio, Caio Thomas, o Porto foi agraciado com a certificação de inclusão no programa, na cerimônia do 21º Encontro Nacional do PEA-Unesco, realizado pela primeira vez em Curitiba. 

 

O rigoroso processo de certificação ocorreu na Unesco França, após passar por seleção  na Unesco Brasil. O projeto que certificou o Porto foi o Biblioteca Pessoal, que aumentou substancialmente a quantidade dos livros lidos por todos os alunos em quatro idiomas e ainda implantou 1.600 pequenas bibliotecas nas casas dos alunos da Escola da Comunidade.

 

Na capital paranaense, os representantes de 300 escolas brasileiras que participam do programa se reuniram para analisar os desafios da formação de uma cidadania global. “Fico duplamente feliz com esse reconhecimento da UNESCO. Primeiro, por fazer parte de um grupo de escolas ligadas ao projeto de cidadania global, espalhadas pelo planeta. Segundo, porque o projeto que nos garantiu o certificado melhorou o nível de leitura de todos os estudantes e contribui com a formação dos alunos da Escola da Comunidade um ganho social de alta relevância”, afirmou Silmara Casadei.

 

Para a Diretora Geral Educacional do Porto, Celina Cattini, a conquista reforça o lema do Porto, “Do mundo da sala de aula para a sala de aula do mundo”. “Ser uma escola associada à UNESCO faz com que o colégio esteja em sintonia com o que está acontecendo no mundo”, afirma Celina Cattini. “O Porto oferece aos alunos uma educação de qualidade, não só nacional, como também internacional, e põe o aluno em sintonia com as necessidades sociais, ambientais e educacionais da sociedade. Além disso, o colégio auxilia os alunos a desenvolver uma noção crítica da realidade para que possam ter um desempenho que contribua para um mundo melhor”, reforçou a Diretora Geral Educacional. 

 

“O certificado PEA-UNESCO é muito importante, pois reconhece o trabalho que o Porto tem estabelecido na formação de seus alunos. Nosso colégio forma seus alunos para desenvolverem uma visão de mundo baseada em valores universais defendidos e propagados pela UNESCO”, declarou o Diretor Geral Executivo do colégio, Caio Thomas. “Esse reconhecimento reforça o projeto do Porto, que prepara alunos de maneira sólida e moderna na constituição teórica e prática dos conceitos acadêmicos, aliados ao desenvolvimento de uma formação integral baseada em valores”, concluiu o Diretor Geral Executivo.

 

Cidadania Global
 

 

A noção da Cidadania Global baseia-se na visão unificadora de uma sociedade mundial. Ela compreende um conjunto de princípios, valores, atitudes e comportamentos universais, para que todas as pessoas possam perceber a Terra como uma única comunidade e possam atuar no cuidado e manutenção do planeta.  

 

Pertencer ao PEA-UNESCO é um compromisso com a qualidade, com a prática de uma educação humanista, que promova a paz, a sustentabilidade e o encontro entre os povos e as culturas. É um diferencial que as escolas devem saber honrar.

 

O Programa de Escolas Associadas à UNESCO é uma rede mundial de instituições de ensino, que neste ano completa 62 anos de existência. No mundo são 10 mil escolas, distribuídas em 181 países. No Brasil são 300 instituições públicas e privadas associadas.

 

As escolas associadas desenvolvem seus projetos pedagógicos atentas aos temas da UNESCO, acompanhando o calendário e as propostas da organização, mas também atuam cada vez mais como uma rede, por meio de concursos, projetos comuns e outras ações coordenadas.

 

O compromisso das escolas com o trabalho do PEA é confirmado pelo cumprimento das duas formalidades básicas: a inscrição de projetos a serem desenvolvidos a cada ano (no mês de março) e a produção de um relatório com as ações realizadas (em novembro).

 

“Certamente, o ano de 2015 fica marcado na história do Porto. A entrada no PEA fará redobrar o ânimo para a construção de uma educação que prepare as futuras gerações para os desafios, os mistérios e as maravilhas do nosso planeta”, declarou Myrian Tricate, coordenadora nacional do PEA-UNESCO.

 

Parabéns a todos os envolvidos!


Ver todas as notícias