Porto Seguro

Portinho - Período Integral 2023

Em 2023, daremos prosseguimento ao PORTINHO - PERÍODO INTEGRAL. O novo design curricular oferece uma progressão consistente e equilibrada para o percurso formativo de nossas crianças.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

A Base Nacional Comum Curricular propõe:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças, associados às suas experiências, sendo eles:
• O EU, O OUTRO E O NÓS
• CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
• TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
• ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
• ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Atividades especiais do Colégio:
São desenvolvidas por professores especialistas nas áreas de:
• MÚSICA
• EDUCAÇÃO FÍSICA
• ALEMÃO
• INGLÊS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Para conhecer a matriz curricular, clique aqui


NOSSOS DIFERENCIAIS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL


Em nosso programa de desenvolvimento socioemocional, contamos com uma ação especial chamada Mentoria. Periodicamente, os estudantes conversam com seus orientadores educacionais – profissionais com formação altamente especializada nas áreas de Pedagogia e Psicologia – que os atendem durante todo o percurso escolar. Esse acompanhamento é realizado por meio de encontros, em que são mobilizados momentos de diálogo, reflexão, escuta, cuidado e atenção a respeito de temas importantes para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Outro objetivo é também fazer um check-up das emoções, realizando uma trajetória de ações com o orientador e com os professores, as quais visam à melhoria da situação apresentada.
• Orientação de estudos
• Programa de prevenção
• Mentoria quinzenal com alunos
• Atendimento às famílias
• Orientação profissional


CURRÍCULO LITERÁRIO

O Currículo Literário fomenta a formação de um acervo pessoal para cada estudante. A proposta segue uma lista de livros em cada ano/série, a fim de contemplar um percurso de leitura. Nesse trajeto, busca-se garantir que os alunos conheçam determinados autores clássicos e suas obras, as quais, por sua temática, mostram-se necessárias à ampliação da visão de mundo em todas as épocas, interpretando-as e relacionando-as com questões atuais.
Esse universo literário constituído de livros – escritos nos idiomas português, alemão, inglês e espanhol – fará com que o aluno do Porto leia em média 140 títulos ao longo da escolaridade, além das leituras de livre escolha que ele pode realizar nas bibliotecas dos Câmpus ou em ambientes virtuais.
• Grandes clássicos
• Temas atuais
• Livros premiados e reconhecidos
• Diversos Gêneros
• Português, Alemão, Inglês e Espanhol


PROJETOS EMPREENDEDORES INTERDISCIPLINARES

O projeto interdisciplinar faz parte da trajetória de todos os anos/séries e consiste em eleger um tema considerado urgente e abrangente, pesquisar sobre ele e estudá-lo em relação às perspectivas globais. É realizada a devida documentação do processo em portfólios pessoais e com o trabalho colaborativo, seguindo a proposta de soluções criativas e empreendedoras que apresentem relevância socioambiental.

• Infantil 1 – Projeto Sensações: vamos brincar de sentir?
O projeto teve como foco as vivências e experimentações por meio do corpo, explorando os cinco sentidos. As crianças foram nutridas de diferentes formas de apropriação e conhecimento do mundo que as cercam.

• Infantil 2 – Projeto Cultura da Infância: o que conta uma canção?
As propostas desenvolvidas ao longo do ano resgataram músicas e brincadeiras da cultura da infância, valorizando, assim, o universo infantil que ultrapassa gerações, aproxima e valoriza todo o conhecimento e história de vida dos membros das famílias.

• Infantil 3 – Projeto Sustentabilidade: água, para que te quero?
Neste ano, a proposta foi trabalhada com o objetivo de salientar o uso consciente da água. Conversas e pesquisas foram realizadas pelas crianças, que partilharam suas ideias, com levantamento de hipóteses, a busca de informações e constatação das descobertas, etapas importantes do ciclo de pesquisa. As ações sustentáveis validadas pelas crianças foram compartilhadas com toda comunidade escolar.

• Infantil 4 – Projeto Sentimentos: quais emoções cabem aqui?

Tendo como foco o desenvolvimento das competências socioemocionais, por meios de histórias, brincadeiras e conversas no cotidiano, as crianças vivenciaram, experimentaram, conheceram e reconheceram as diferentes emoções e sentimentos, com o objetivo de se perceberem, perceberem ao outro e respeitarem as diferenças.

• Infantil 5 – “Pensando Fora da Caixa?”
O projeto trouxe possibilidades do trabalho com grande viés criativo, com vivências e experimentos em que a imaginação e a construção fizeram parte de todas as etapas. A matemática, a leitura e escrita, os idiomas, as tecnologias promoveram a ampliação de repertório das crianças com relação às brincadeiras com objetos não estruturados. As crianças produziram suas próprias construções com as caixas e coletivamente decidiram sobre uma produção do grupo.


PROGRAMA POR UMA VIDA MELHOR E MAIS FELIZ

Acreditamos que, desde cedo, as crianças possam aprender a realizar escolhas e aperfeiçoar hábitos voltados a uma vida saudável, possibilitando prevenir, de forma positiva, quadros de ansiedade, estresse e demais doenças do mundo contemporâneo.

O Currículo Por Uma Vida Melhor e Mais Feliz oferece aos estudantes aprendizados e reflexões individuais que levam a mudanças gradativas em suas atitudes, considerando a busca pessoal por uma vida feliz.
• Infantil 1 ao 4: O corpo, o brincar e suas possibilidades
• Infantil 5: Brincadeira é coisa boa!


EDUCAÇÃO DIGITAL

O Porto é a primeira escola a oferecer aulas semanais de letramento digital no Período Regular, que contam com professores especialistas e o uso de logo, tablets, lousas eletrônicas e diversos recursos digitais.

Esse currículo também abrange estudos, práticas e aprendizagens sobre cidadania e segurança digital, prevenção ao cyberbullyng e conscientização a respeito dos desafios ambientais eferentes ao lixo eletrônico. O Porto foi reconhecido por suas campanhas, ficando entre as 10 escolas do Estado de São Paulo que mais arrecadam e-lixo.

CURRÍCULO SOLIDÁRIO

O Currículo Solidário oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de atividades envolvendo a conscientização sobre problemas socioambientais bem como ações para a promoção de comportamentos sustentáveis em relação ao planeta e aos cuidados de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.
• Infantil 4 -Proteção dos animais
• Infantil 5 – Catadores de Papel


METODOLOGIAS HÍBRIDAS

Uma metodologia híbrida utiliza diversificadas metodologias de ensino selecionando o que é mais necessário para determinado objetivo de aprendizagem e trazendo para a sala de aula as inovações que ocorrem nos processos educacionais, de modo que o projeto pedagógico de uma escola torne-se a cada dia mais interdisciplinar.

Esse percurso contempla metodologias dialogadas, metodologias ativas, metodologias de projetos e de aprendizagem baseada em problemas, além de aulas expositivas ou invertidas, modificando-se também o uso dos espaços de aprendizagem e recursos, principalmente os tecnológicos.

Vale destacar que as metodologias inovadoras contribuem para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, colaborativas, críticas facilitando a aprendizagem.


AVALIAÇÕES DIFERENCIADAS

Os processos de avaliação do Porto, assim como as metodologias, são realizados de acordo com os níveis de desenvolvimento e de modo contínuo nos tempos de aprendizagem.

A avaliação é uma parte essencial da escolaridade e um instrumento valioso para que os estudantes aprendam mais e melhor bem como possam, com seus professores, ajustar seus percursos escolares.


ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

O Colégio possui variados e amplos espaços de aprendizagem, com complexos esportivos, culturais e tecnológicos. Cada área oferece a infraestrutura adequada às necessidades dos alunos em suas diferentes fases de desenvolvimento, desde o Portinho ao Ensino Médio. São mais de 350 mil m² em quatro Câmpus.


Veja Outras Notícias

1º lugar na FEBRACE

O Colégio Visconde de Porto Seguro estimula, diariamente, os múltiplos talentos de seus alunos.

Comitês: um modelo efetivo de gestão

Iniciativas mantêm espaços de cooperação, formação de jovens lideranças e troca de experiências pedagógicas

Portinho - Período Integral 2023

Em 2023, daremos prosseguimento ao PORTINHO - PERÍODO INTEGRAL. O novo design curricular oferece uma progressão consistente e equilibrada para o percurso formativo de nossas crianças.

Somos uma Escola Internacional

O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido, a partir de 2022, como uma Escola Internacional com opções de currículo: Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Oportunidade de descobrir seu talento

O Programa de Formação Complementar tem o objetivo de ampliar as habilidades dos estudantes para que possam trilhar seus caminhos com sucesso e confiança

Competências do Porto

Nossa Jornada de Expansão!

Medalhistas: nossos alunos são destaques nacionais

No Porto, incentivamos nossos estudantes a desenvolverem seus múltiplos talentos

08/7/2022

Aprovações no Exterior 2022/2023

Conquistas que comprovam um Porto sem fronteiras, de portas abertas para o mundo

Morumbi

Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi São Paulo - SP

CEP: 05658-080

Tel.: (11) 3771 8000

Panamby

Rua Itapaiuna, 1355 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9000

Valinhos

Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 - Vale do Itamaracá

CEP 13278-327

Tel.: (19) 3859 6000

Portinho Morumbi

Rua Leocádio Ferreira, 20 - Morumbi


CEP 05659-030

Tel.: (11) 3771 8161

Portinho Panamby

Rua Itapaiuna, 1350 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9251

Portinho Valinhos

Alameda Itatuba, 236 - Vale do Itamaracá


CEP 13278-520

Tel.: (19) 3859 6121

Vila Andrade

Rua Carvalho de Freitas, 450 - Vila Andrade


CEP 05728-030

Tel.: (11) 3740 1099

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor