Porto Seguro

Nossa Proposta

O Colégio Visconde de Porto Seguro foi fundado pela comunidade alemã em 1878 e, desde sua origem, valoriza um dos principais atributos da humanidade: o poder de experimentar constantes transformações educando crianças e jovens. 

Mesmo com as significativas mudanças que ocorrem ao longo do tempo na sociedade e no mundo, o Porto se superou, a cada dia, tornando-se referência em Educação. Neste mais de um século de história, nosso grande mobilizador foram as pessoas: estudantes, pais, professores, orientadores, diretores e tantos colaboradores que diariamente passaram por nossos portões e nos fizeram chegar a um lugar de que nos orgulhamos – um colégio que respeita suas raízes, atua com excelência no presente e oferece asas aos seus estudantes para o futuro. 

Nos tempos atuais, o mundo contemporâneo se apresenta repaginado, muito mais conectado e desafiador. Estamos diante da 4ª revolução industrial e, ao mesmo tempo, na era dos múltiplos talentos. No que se refere à Educação Básica, tendências internacionais e a nova Base Nacional Comum Curricular no Brasil apontam a necessidade de novas aprendizagens para o século XXI. 

Nesse âmbito, um design curricular moderno envolve não apenas o entrelaçamento interdisciplinar de áreas diferentes com seus objetivos de aprendizagens, mas também de vínculos afetivos, metodologias híbridas, uso de novos espaços de aprendizagem e recursos com tecnologia, bem como ações inovadoras e avaliações diferenciadas. 

A missão do Colégio Visconde de Porto Seguro é oferecer jornadas de aprendizagem a fim de que cada estudante desenvolva múltiplos talentos em educação integral. Esta, por sua vez, engloba os conceitos fundamentais das diferentes áreas do saber, enfatizando o aprendizado de idiomas, as conexões globais, a sustentabilidade, a inteligência socioemocional e a educação digital. Tudo isso para que nosso aluno seja bem-sucedido ao colocar em prática ideias e projetos que deem forma, com excelência, a um amanhã melhor para todos. 

Nosso Porto abre-se para o mundo inteiro. 

Vamos juntos!

Inovando constantemente,
o Colégio oferece aos alunos uma

Estrutura excepcional

4

câmpus

328

mil m2

de área

+de 600

professores

cerca de

8.700

alunos

Somos uma escolaInternacional

O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido, a partir de 2022, como uma Escola Internacional com opções de currículo: Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional estabelecido com o governo da Alemanha. Dessa forma, o Colégio proporciona aos estudantes melhor acesso às universidades brasileiras e internacionais de referência, ofertando, inclusive, certificações de proficiência em três idiomas (alemão, inglês e espanhol).

Dois históricos educacionais

No Colégio Visconde de Porto Seguro, o aluno conquista dois históricos educacionais: o histórico do curso de formação regular e o histórico de formação complementar, com as diversas certificações que ele adquire ao longo de sua escolaridade nas áreas de idiomas, esportes, tecnologia e cultura, bem como a experiência em intercâmbios, a participação em projetos sociais e também vivências em universidades e empresas renomadas do Brasil e do mundo.

Propósito,

Missão,

Visão

Propósito – Descobrir, despertar e desenvolver os mais diversos talentos é a máxima contribuição que se pode fazer hoje para um futuro melhor.

Missão – Oferecer jornadas de aprendizagem para que cada estudante desenvolva múltiplos talentos diante de uma educação integral que englobe os conceitos fundamentais das diferentes áreas do saber, com ênfase no aprendizado de idiomas, nas conexões globais, na sustentabilidade, na inteligência socioemocional e na educação digital, para que tenha competência e confiança para colocar em prática ideias e projetos colaborativos que deem forma a um amanhã melhor para todos.

Visão – Ser referência no desenvolvimento de jornadas de aprendizagem que possibilitem a formação de múltiplos talentos, para o surgimento de líderes de ideias, de ações e transformações inspiradoras, éticas e responsáveis.

Metodologias

Híbridas

Uma metodologia híbrida utiliza diversificadas metodologias de ensino selecionando o que é mais necessário para determinado objetivo de aprendizagem e trazendo para a sala de aula as inovações que ocorrem nos processos educacionais, de modo que o projeto pedagógico de uma escola torne-se a cada dia mais interdisciplinar.

Esse percurso contempla metodologias dialogadas, metodologias ativas, metodologia de projetos e de aprendizagem baseada em problemas, além de aulas expositivas ou invertidas, modificando-se também o uso dos espaços de aprendizagem e recursos, principalmente os tecnológicos. Vale destacar que as metodologias inovadoras contribuem para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, colaborativas, críticas e criativas facilitando a aprendizagem.

Avaliações

Diferenciadas

Os processos de avaliação do Porto, assim como as metodologias, são realizados de acordo com os níveis de desenvolvimento e de modo contínuo nos tempos de aprendizagem. A avaliação é uma parte essencial da escolaridade e um instrumento valioso para que os estudantes aprendam mais e melhor bem como possam, com seus professores, ajustar seus percursos escolares.

Contar com diversas formas de avaliar nossos alunos significa valorizar a qualidade do aprendizado que deve promover o sucesso escolar compreendido com o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências. Os relatórios descritivos na Educação Infantil até projetos colaborativos, seminários, apresentações, feiras, simulados, exposições e provas individualizadas são instrumentos que oportunizam momentos para que o estudante demonstre os seus saberes, supere-se e adquira confiança para estabelecer relações entre o seu saber e o contexto de mundo resolvendo questões, solucionando problemas para o presente e o futuro.

Morumbi

Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi São Paulo - SP

CEP: 05658-080

Tel.: (11) 3771 8000

Panamby

Rua Itapaiuna, 1355 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9000

Valinhos

Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 - Vale do Itamaracá

CEP 13278-327

Tel.: (19) 3859 6000

Portinho Morumbi

Rua Leocádio Ferreira, 20 - Morumbi


CEP 05659-030

Tel.: (11) 3771 8161

Portinho Panamby

Rua Itapaiuna, 1350 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9251

Portinho Valinhos

Alameda Itatuba, 236 - Vale do Itamaracá


CEP 13278-520

Tel.: (19) 3859 6121

Vila Andrade

Rua Carvalho de Freitas, 450 - Vila Andrade


CEP 05728-030

Tel.: (11) 3740 1099

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor