A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças.
O Ensino Fundamental I é um importante alicerce para as demais etapas da Educação Básica. Nesse período, há uma ampliação do desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico, quanto no pessoal e social, momento em que se concretiza a aprendizagem da leitura e da escrita, que se desenvolvem os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo, além do trabalho com outras linguagens, fundamentais para o desenvolvimento integral das nossas crianças, como a estética, musical, tecnológica, corporal e verbal, inclusive do alemão e do inglês.
O Ensino Fundamental II dá continuidade às aprendizagens essenciais vivenciadas pelos alunos. É quando se inicia o processo do trabalho voltado para o desenvolvimento das competências gerais em nossos jovens, entre elas, a abstração e a flexibilidade cognitiva. Esse processo, aliado ao aprofundamento do trabalho com as competências socioemocionais de autoconhecimento, autocuidado, olhar para a diversidade e resiliência, balizado pelo desenvolvimento de um olhar sistêmico, integra o conteúdo trabalhado nessa etapa da Educação Básica.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, quando nossos estudantes aprimoram e aprofundam seus saberes e começam a definir os contornos de seus futuros a partir das escolhas sobre as áreas que mais lhes interessam. Além da Formação Geral Básica, igual para todos os nossos alunos, o Ensino Médio oferece a oportunidade de cursar os Itinerários Formativos. Esses constituem a parte flexível do currículo, por meio da qual os estudantes realizam escolhas conforme seus interesses e objetivos, conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolvem novas competências de acordo com os seguintes eixos: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.
Ao escolherem um Itinerário Formativo, os alunos terão a oportunidade de elaborar um projeto temático que os levará para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos. Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades nacionais ou internacionais para auxiliá-los a apresentar suas ideias desenvolvendo-as de modo inovador. Opcionalmente, poderão participar de uma vivência internacional a fim de aprofundarem-se no tema de pesquisa. O projeto é concluído com a Mostra de Itinerários, na qual ocorrem apresentações realizadas em vários idiomas contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.