Porto Seguro

Ensino Médio

Navegue por nível:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças.
O Ensino Fundamental I faz parte do alicerce para as demais etapas da Educação Básica. Nesse período, há uma ampliação do desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico, quanto no pessoal e social, momento em que se concretiza a aprendizagem da leitura e da escrita, que se desenvolvem os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo, além do desenvolvimento de outras linguagens, como a estética, musical, tecnológica, corporal e verbal, inclusive do alemão e do inglês.
Esta etapa da Educação Básica dá continuidade às aprendizagens essenciais vivenciadas pelos alunos. Inicia-se a progressão do trabalho voltado para o desenvolvimento das competências gerais em nossos jovens, entre elas, a abstração e a flexibilidade cognitiva. Esse processo, aliado ao aprofundamento do trabalho com as competências socioemocionais de autoconhecimento, autocuidado, olhar para a diversidade e resiliência, balizado pelo desenvolvimento de um olhar sistêmico, integra o conteúdo trabalhado no Ensino Fundamental II.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, quando nossos estudantes aprimoram e aprofundam seus saberes e começam a definir os contornos de seus futuros a partir das escolhas sobre as áreas que mais lhes interessam. Além da Formação Geral Básica, igual para todos os nossos alunos, o Ensino Médio oferece a oportunidade de cursar os Itinerários Formativos.  Esses constituem a parte flexível do currículo, por meio da qual os estudantes realizam escolhas conforme seus interesses e objetivos, conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolvem novas competências de acordo com os seguintes eixos: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

Ao escolherem um Itinerário Formativo, os alunos terão a oportunidade de elaborar um projeto temático que os levará para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos. Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades nacionais ou internacionais para auxiliá-los a apresentar suas ideias desenvolvendo-as de modo inovador. Opcionalmente, poderão participar de uma vivência internacional a fim de aprofundarem-se no tema de pesquisa. O projeto é concluído com a Mostra de Itinerários, na qual ocorrem apresentações realizadas em vários idiomas contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.

Matriz curricular


1ª e 2ª série

3ª série

Abitur

Formação geral básica

Horário Semanal

Componentes curriculares

  • Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto

5

4

  • Língua estrangeira mod. inglês

-

3

  • Educação Física

2

-

  • Matemática

3

3

  • Química

2

2

  • Física

2

2

  • Biologia

2

2

  • História

2

2

  • Geografia

2

2

  • Filosofia

1

1

  • Sociologia

1

1

  • Deutsch

5

4

  • Englisch

4

-

  • Geschichte

2

2

  • Mathematik

3

3

  • Chemie

2

2

  • Physik

2

2

  • Biologie

-

2

  • Kunst

-

2

  • Musik

-

2

  • Philosophie

1

1

  • Klassenlehrerstunde / Mentoria

1

1

Formação geral básica

Horário Semanal

Componentes curriculares

Aulas semanais

  • Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto

5

  • Matemática

3

  • Química

1

  • Física

1

  • Biologia

1

  • História

2

  • Deutsch

4

  • Englisch

4

  • Sport

2

  • Geschichte

2

  • Mathematik

4

  • Chemie

6

  • Physik

6

  • Biologie

6

  • Kunst

2

  • Musik

2

  • Philosophie

1

  • Klassenlehrerstunde / Mentoria

1

Formação geral básica

Horário Semanal

Componentes curriculares

Aulas semanais

  • Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto

5

  • Kunst / Musik

2

  • Sport

2

  • Physik

6

  • Chemie

6

  • Biologie

6

  • Mathematik

6

  • Geschichte

3

  • Philosophie

2

  • Filosofia

1

  • Deutsch

6

  • Englisch

4

  • Berufs uns Studienorientierung

1

  • Klassenlehrerstunde/ Mentoria

1

Nossos

Diferenciais

  • Proficiência em Idiomas
  • Desenvolvimento Socioemocional
  • Projetos Empreendedores Interdisciplinares
  • Programa Por uma Vida Melhor e Mais Feliz
  • Currículo de Educação Digital
  • Currículo de Educação Financeira
  • Currículo Solidário
  • Currículo Literário
  • Comitês de Pais, Alunos e Fórum de Professores
Conhecer

Itinerários Formativos

Os itinerários formativos do Ensino Médio são a parte flexível do currículo obrigatório, na qual os estudantes realizam escolhas conforme seus interesses, aptidões e objetivos, conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolvem novas competências de acordo com os seguintes eixos: Investigação científica, Processos criativos, Mediação e intervenção sociocultural e Empreendedorismo.

Ao escolherem um itinerário formativo, os alunos terão a oportunidade de elaborar um projeto temático que os levará para os estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos.

Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades nacionais ou internacionais para auxiliá-los a apresentar suas ideias desenvolvendo-as de modo inovador. Opcionalmente, poderão participar de uma vivência internacional a fim de aprofundarem-se no tema de pesquisa. O projeto é concluído com a Mostra de itinerários, na qual ocorrem apresentações realizadas em vários idiomas contendo as propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.

  • Projetos Temáticos (de acordo com o itinerário escolhido)
  • Estudos e pesquisas
  • Cooperação com empresas e universidades
  • Elaboração de projeto socioambiental
  • Vivências internacionais (de acordo com o tema do projeto)
  • Apresentação do projeto na feira do empreendedorismo em vários idiomas

Videoconferências Globais
e Aulas-Núcleo

Essa é uma iniciativa inovadora do Colégio Visconde de Porto Seguro que promove encontros entre seus alunos e especialistas de referência nos diferentes assuntos abordados, como também entre crianças e jovens estudantes do Brasil e de outras partes do mundo. Nesses encontros, as crianças aprendem por meio de situações reais de comunicação, conversam, debatem e estabelecem conexões com diversas realidades, desenvolvem um senso de cidadania global e potencializam a prática da linguagem oral, inclusive em inglês e alemão. 

Programa Estudo do Meio     

Trata-se de uma atividade interdisciplinar, oferecida a partir do Ensino Fundamental I, que aproxima o aluno do contexto real por meio de uma pequena imersão que torna mais significativo o processo de aprendizagem. Com roteiros programados e tarefas investigativas, todas as saídas são realizadas por meio de empresas especializadas, além do acompanhamento de escolta de ambulância e seguranças. 

Temporada de Vestibulares

Colégio Visconde de Porto Seguro oferece muitas possibilidades para seus alunos e alunas realizarem seus sonhos e escolherem a universidade almejada a caminho do sucesso profissional. No final da 3ª série do Ensino Médio, ano após ano, os estudantes do Porto conquistam vagas nas melhores instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo.

Abitur

Após a 3ª série do Ensino Médio, o aluno estuda por mais um ano letivo e pode dar sequência ao Abitur “Deutsche Internationale Abitursprüfung” (DIAP), iniciado na 3ª série do Ensino Médio, exame que conclui o Ensino Médio na Alemanha e é exigido por toda instituição de ensino alemã. Esse título permite o ingresso em universidades alemãs e na maioria dos países da Europa, dos Estados Unidos e também um número crescente de universidades do Brasil. O Abitur é prestado uma única vez e sua nota é válida para toda a vida. O certificado contém todas as disciplinas e notas dos dois últimos anos letivos.

Desde 2016, renomadas instituições brasileiras começaram a aceitar o Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação, sem necessidade de vestibular. Atualmente, o diploma é aceito* pela FGV, ESPM (SP e RJ), FIA, FAAP, Centro Universitário Belas Artes, Faculdade Albert Einstein, Universidade Presbiteriana Mackenzie, FEI, PUC-RJ, entre outras.

*A cada semestre, a aceitação do Abitur em um novo processo seletivo dessas universidades pode ser alterada. 

Universidades pelo Mundo

Com o objetivo de assessorar os estudantes que desejam obter as melhores oportunidades em Ensino Superior no exterior, o Porto oferece, a partir do Ensino Fundamental II, orientação, apoio e acompanhamento para os processos seletivos de universidades internacionais, como nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Reino Unido, Holanda e outros países de escolha do aluno.

Morumbi

Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi São Paulo - SP

CEP: 05658-080

Tel.: (11) 3771 8000

Panamby

Rua Itapaiuna, 1355 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9000

Valinhos

Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 - Vale do Itamaracá

CEP 13278-327

Tel.: (19) 3859 6000

Portinho Morumbi

Rua Leocádio Ferreira, 20 - Morumbi


CEP 05659-030

Tel.: (11) 3771 8161

Portinho Panamby

Rua Itapaiuna, 1350 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9251

Portinho Valinhos

Alameda Itatuba, 236 - Vale do Itamaracá


CEP 13278-520

Tel.: (19) 3859 6121

Vila Andrade

Rua Carvalho de Freitas, 450 - Vila Andrade


CEP 05728-030

Tel.: (11) 3740 1099

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor