Educação Infantil

Navegue por nível:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças.

No Currículo Internacional há um planejamento integrado entre a Base Nacional Comum Curricular e o documento de orientação para a educação Infantil estabelecido pela Alemanha. Este documento tem o nome de “Qualitätsrahmen”. Ele está estruturado em áreas de desenvolvimento educacionais da escola de Educação Infantil.
O Ensino Fundamental I é o pilar para as demais etapas da Educação Básica. Nesse período, há uma ampliação do desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico, quanto no pessoal e social, momento em que se concretiza a aprendizagem da leitura e da escrita, que se desenvolvem os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo, além do desenvolvimento de outras linguagens, como a estética, musical, tecnológica, corporal e verbal, inclusive do alemão e do inglês.
Esta etapa da Educação Básica II dá continuidade às aprendizagens essenciais vivenciadas pelos alunos. É quando se inicia o processo do trabalho voltado ao desenvolvimento das competências gerais em nossos jovens, entre elas, a abstração e a flexibilidade cognitiva. Esse processo, aliado ao aprofundamento do trabalho com as competências socioemocionais de autoconhecimento, autocuidado, olhar para a diversidade e resiliência, balizado pelo desenvolvimento de um olhar sistêmico, integra o conteúdo trabalhado no Ensino Fundamental II.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, quando nossos estudantes aprimoram e aprofundam seus saberes e começam a definir os contornos de seu futuro a partir das escolhas sobre as áreas que mais lhes interessam. Além da Formação Geral Básica, igual para todos os nossos alunos, o Ensino Médio oferece a oportunidade de cursar os Itinerários Formativos. Esses constituem a parte flexível do currículo, por meio da qual os estudantes realizam escolhas conforme seus interesses e objetivos, conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolvem novas competências de acordo com os seguintes eixos: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

Ao escolherem um Itinerário Formativo, os alunos terão a oportunidade de elaborar um projeto temático que os levará para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos. Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades nacionais ou internacionais para auxiliá-los a apresentar suas ideias desenvolvendo-as de modo inovador. Opcionalmente, poderão participar de uma vivência internacional a fim de aprofundarem-se no tema de pesquisa. O projeto é concluído com a Mostra de Itinerários, na qual ocorrem apresentações realizadas em vários idiomas contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.

Currículo

A Base Nacional Comum Curricular* propõe:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças, associadas às suas experiências, sendo eles:

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

São desenvolvidas por professores especialistas as aulas de:

São desenvolvidas por professores especialistas as aulas de:

Música

Educação Física

*BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Nas turmas do currículo Internacional os professores trabalham na parte da manhã com o modelo de “Team-teaching” ou seja, uma professora bilíngue e uma professora alemã trabalham com a equipe da sala e as crianças.
No período da tarde a professora alemã dá aula em formato de projetos, abrangendo “Deutsch, Deutsche Kultur e Lernzeit”.

Infantil 2

Infantil 3 e 4

Infantil 5

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

  • O eu, o outro e o nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Corpo, gestos e movimentos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Traços, sons, cores e formas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Música
  • Educação Física

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

  • O eu, o outro e o nós
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Corpo, gestos e movimentos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Traços, sons, cores e formas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Música
  • Educação Física
  • Deutsche Kultur, Deutsch e Lernzeit
  • Educação Física
  • Deutsche Kultur, Deutsch e Lernzeit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

  • O eu, o outro e o nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Corpo, gestos e movimentos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Traços, sons, cores e formas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Música
  • Educação Física
  • Deutsch
  • Deutsche Kultur
  • Lernzeit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Pequeno Cientista

O Colégio foi certificado como a primeira Casa do Pequeno Cientista do Brasil e da América Latina. Criado por pesquisadores e cientistas alemães, o projeto oferece uma série de experiências lúdicas para crianças de três a seis anos. Com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento alemão, ele está presente em mais de 28 mil escolas de Educação Infantil no mundo. No Porto Seguro, do Infantil 3 ao 1º ano, são trabalhados diversos temas, como: sons e ruídos, cores e sombras, água, luz, sustentabilidade, magnetismo e ar, espaços e formas com engenharia e muito mais!

Nossas crianças recebem seu primeiro certificado internacional já no primeiro ano do projeto, aos três anos de idade, promovendo o entusiasmo pelas conquistas acadêmicas desde cedo.

Morumbi

Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi São Paulo - SP

CEP: 05658-080

Tel.: (11) 3771 8000

Panamby

Rua Itapaiuna, 1355 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9000

Valinhos

Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 - Vale do Itamaracá

CEP 13278-327

Tel.: (19) 3859 6000

Portinho Morumbi

Rua Leocádio Ferreira, 20 - Morumbi


CEP 05659-030

Tel.: (11) 3771 8161

Portinho Panamby

Rua Itapaiuna, 1350 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9251

Portinho Valinhos

Alameda Itatuba, 236 - Vale do Itamaracá


CEP 13278-520

Tel.: (19) 3859 6121

Vila Andrade

Rua Carvalho de Freitas, 450 - Vila Andrade


CEP 05728-030

Tel.: (11) 3740 1099

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor