Porto Seguro

Educação Infantil

Navegue por nível:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças.
O Ensino Fundamental I é um importante alicerce para as demais etapas da Educação Básica. Nesse período, há uma ampliação do desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico, quanto no pessoal e social, momento em que se concretiza a aprendizagem da leitura e da escrita, que se desenvolvem os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo, além do trabalho com as outras linguagens, fundamentais para o desenvolvimento integral das nossas crianças, como a estética, musical, tecnológica, corporal e verbal, inclusive do alemão e do inglês.
Esta etapa da Educação Básica II dá continuidade às aprendizagens essenciais vivenciadas pelos alunos. Inicia-se a progressão do trabalho voltado para o desenvolvimento das competências gerais em nossos jovens, entre elas, a abstração e a flexibilidade cognitiva. Esse processo, aliado ao aprofundamento do trabalho com as competências socioemocionais de autoconhecimento, autocuidado, olhar para a diversidade e resiliência, balizado pelo desenvolvimento de um olhar sistêmico, integra o conteúdo trabalhado no Ensino Fundamental II.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, quando nossos estudantes aprimoram e aprofundam seus saberes e começam a definir os contornos de seu futuro a partir das escolhas sobre as áreas que mais lhes interessam. Além da Formação Geral Básica, igual para todos os nossos alunos, o Ensino Médio oferece a oportunidade de aprofundar aprendizados em áreas de forma eletiva, bem como optar pela ênfase em inglês ou alemão.

Ao escolherem um Percurso de Aprofundamento, os alunos elaborarão um projeto temático que os levará para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos. Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades que oferecem mentorias de modo a auxiliá-los a desenvolver suas ideias de modo inovador. O projeto é concluído com a Mostra de Projetos Empreendedores, na qual ocorrem apresentações realizadas em diferentes idiomas contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.

A escolha de uma ênfase entre o inglês ou o alemão permite que os alunos personalizem sua formação nessa área de acordo com suas preferências, metas e interesses pessoais, preparando-os para o seu futuro acadêmico e profissional em um mundo cada vez mais interconectado e global.

Currículo

A Base Nacional Comum Curricular* propõe:

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças, associadas às suas experiências, sendo eles:

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

São desenvolvidas por professores especialistas as aulas de:

Música

Educação Física

Alemão

Inglês

*BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Infantil 1 e 2

Infantil 3, 4 e 5

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Música
  • Educação Física

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

Inf. 3

Inf. 4

Inf. 5

  • O eu, o outro e o nós

19h

19h

20h30

  • Corpo, gestos e movimentos

19h

19h

20h30

  • Traços, sons, cores e formas

19h

19h

20h30

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

19h

19h

20h30

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

19h

19h

20h30

  • Música

1h

1h

1h30

  • Educação Física

1h

1h

1h30

  • Alemão

1h

1h

1h30

  • Inglês

3h

3h

4h30

Matriz Curricular

Horário Semanal

Campos de Experiências

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

  • Música
  • Educação Física
  • Alemão
  • Inglês

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas quam dui, vestibulum vel odio ut, congue consequat felis. Morbi vestibulum porta auctor. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Pequeno Cientista

O Colégio foi certificado como a primeira Casa do Pequeno Cientista do Brasil e da América Latina. Criado por pesquisadores e cientistas alemães, o projeto oferece uma série de experiências lúdicas para crianças de três a seis anos. Com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento alemão, ele está presente em mais de 28 mil escolas de Educação Infantil no mundo. No Porto Seguro, do Infantil 3 ao 1º ano, são trabalhados diversos temas, como: sons e ruídos, cores e sombras, água, luz, sustentabilidade, magnetismo e ar, espaços e formas com engenharia e muito mais!

Nossas crianças recebem seu primeiro certificado internacional já no primeiro ano do projeto, aos três anos de idade, promovendo o entusiasmo pelas conquistas acadêmicas desde cedo.

Nossas crianças recebem seu primeiro certificado internacional já no primeiro ano do projeto, aos três anos de idade, promovendo o entusiasmo pelas conquistas acadêmicas desde cedo.

Morumbi

Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi São Paulo - SP

CEP: 05658-080

Tel.: (11) 3771 8000

Panamby

Rua Itapaiuna, 1355 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9000

Valinhos

Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 - Vale do Itamaracá

CEP 13278-327

Tel.: (19) 3859 6000

Portinho Morumbi

Rua Leocádio Ferreira, 20 - Morumbi


CEP 05659-030

Tel.: (11) 3771 8161

Portinho Panamby

Rua Itapaiuna, 1350 - Panamby


CEP 05707-001

Tel.: (11) 3747 9251

Portinho Valinhos

Alameda Itatuba, 236 - Vale do Itamaracá


CEP 13278-520

Tel.: (19) 3859 6121

Vila Andrade

Rua Carvalho de Freitas, 450 - Vila Andrade


CEP 05728-030

Tel.: (11) 3740 1099

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor

Certificações que nos inspiram a fazer o nosso melhor