A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiências relacionam-se aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças.
O Ensino Fundamental I faz parte da base para as demais etapas da Educação Básica. Nesse período, há uma ampliação do desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico, quanto no pessoal e social, momento em que se concretiza a aprendizagem da leitura e da escrita, que se desenvolvem os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo, além do desenvolvimento de outras linguagens, como a estética, musical, tecnológica, corporal e verbal, inclusive do alemão e do inglês.
O Ensino Fundamental II dá continuidade às aprendizagens essenciais vivenciadas pelos alunos. É quando se inicia o processo do trabalho voltado para o desenvolvimento das competências gerais em nossos jovens, entre elas, a abstração e a flexibilidade cognitiva. Esse processo, aliado ao aprofundamento do trabalho com as competências socioemocionais de autoconhecimento, autocuidado, olhar para a diversidade e resiliência, balizado pelo desenvolvimento de um olhar sistêmico, integra o conteúdo trabalhado nessa etapa da Educação Básica.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, quando nossos estudantes aprimoram e aprofundam seus saberes e começam a definir os contornos de seu futuro a partir das escolhas sobre as áreas que mais lhes interessam. Além da Formação Geral Básica, igual para todos os nossos alunos, o Ensino Médio oferece a oportunidade de aprofundar aprendizados em áreas de forma eletiva, bem como optar pela ênfase em inglês ou alemão.
Ao escolherem um Percurso de Aprofundamento, os alunos elaborarão um projeto temático que os levará para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos. Em cada projeto, os estudantes terão, além de seus professores, apoio de empresas ou universidades que oferecem mentorias de modo a auxiliá-los a desenvolver suas ideias de modo inovador. O projeto é concluído com a Mostra de Projetos Empreendedores, na qual ocorrem apresentações realizadas em diferentes idiomas contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.
A escolha de uma ênfase entre o inglês ou o alemão permite que os alunos personalizem sua formação nessa área de acordo com suas preferências, metas e interesses pessoais, preparando-os para o seu futuro acadêmico e profissional em um mundo cada vez mais interconectado e global.